História da Publicidade: os dias da publicidade televisiva

A publicidade experimentou alguns marcos importantes – basta pensarmos no aparecimento da imprensa em 1440, ou o enorme impacto da televisão. Estudiosos que analisaram os primórdios da publicidade acreditam que esta arte pode remontar a esculturas de aço feitas pelos antigos egípcios ou até mesmo antes de tal período.

Todos parecem consensuais relativamente a algo: a publicidade sempre se teve de adaptar a novos meios de comunicação e a um público cada vez mais experiente.

Mas houve um meio que impactou a publicidade como nenhum outro conseguiu, pelo menos até surgir a Internet: estou a falar da pequena caixa mágica que conhecemos como televisão.

Ao longo de uma série de artigos vamos aprofundar a história da publicidade e as várias vertentes e meios que a foram moldando até ser aquilo que é hoje.

História da Publicidade: os dias da publicidade televisiva e do produto protagonista

Muito antes de abordarmos o impacto da Internet na publicidade, vamos analisar em primeiro lugar os dias da pré-internet. Os dias em que a publicidade era feita através de infomerciais caseiros no rádio, nas televisões velhas a preto e branco e em outdoors. Esta era a era dourada da publicidade, não há dúvidas. É aqui que todo o movimento publicitário começa a ser considerado uma grande parte da sociedade – quase assumindo um estatuto cultural.

O primeiro anúncio de TV surgiu em telas em 1941, nos Estados Unidos da América – provavelmente muito mais tarde do que você pensava. Antes que alguns anúncios mais célebres fizessem história, os espectadores viram um breve anúncio publicitário para a marca de relógios Bulova.

O anúncio era simples, até algo aborrecido e custou apenas 9 dólares norte-americanos. Ainda assim, um momento tão pequeno estabeleceu o precedente para os setenta anos que se seguiram. Naquela época, os anúncios eram uma parte firme da sociedade. Apesar dos anos 50 serem uma década tensa para a América durante a Guerra Fria, os telespectadores sentiram-se otimistas e começaram a afrouxar as suas cordas de bolsa quando a prosperidade começou a aumentar.

As personagens foram construídas em torno de produtos para criar uma aparência de conexão entre espectadores e marcas (embora essa ideia de uma ligação ao consumidor não se tornar uma prioridade até algumas décadas mais tarde), e os rostos famosos foram transportados para o ecrã para vender tudo e mais alguma coisa, desde máquinas de lavar a cigarros.

Olhemos para o exemplo icónico do Marlboro Man, que se tornou uma figura cultural reconhecível entre os anos 1960 e 1990. O objetivo era transformar os cigarros filtrados – um fenómeno que se desenvolveu especialmente para o público feminino – para um segmento mais masculino. Para tal, a marca recorreu à ajuda de cowboys que atraiu para a Marlboro o público desejado. Ainda hoje, este anúncio continua a ser considerado um dos melhores de todos os tempos.

Na televisão, os produtos e as personagens começaram a unir-se. Basta olharmos para a televisão em Portugal para vermos ainda hoje alguns exemplos como o Pic dos cereais Chocapic, que se envolve sempre em aventuras que terminam em aventuras de chocolate; ou o Capitão Estrela dos cereais Estrelistas.

Apesar dos diferentes personagens e da seleção bem diferente de produtos que começaram a surgir, os anúncios no momento tinham um propósito: vender. Sim, esses personagens foram fundamentais para os anúncios e desempenharam um papel importante na criação de uma cultura publicitária para os consumidores, mas o produto estava sempre na vanguarda.

Pode parecer que personagens como o Pic do Chocapic ou o Marlboro Man foram os epicentros de suas campanhas de publicidade, mas simplesmente serviram como ferramenta para vender, vender e vender.

Leia também estes posts relacionados em:

Uma Breve História da Publicidade desde a Antiguidade Clássica até hoje

anunciar, anuncios, anuncios de tv antigos, História da Publicidade, melhor anuncio tv, melhores anuncios de tv, Publicidade, publicidade online, publicidade orçamento, publicidade para tv, publicidade televisiva, publicidade tv, spot de publicidade, televisão anuncio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow Us

© YOKO. All rights reserved. Powered by YOOtheme.